Maestro:

Francisco Sequeira nasceu em Avintes, Vila Nova de Gaia, em 1971.

 

Iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos na escola de música do Conservatório de Noisy-le-Séc (França) e posteriormente na Banda de Tarouquela (Cinfães); mais tarde, frequentou a Academia de Música de Castelo de Paiva e o Conservatório de Música do Porto. Licenciou-se na Academia Nacional Superior de Orquestra - curso de Instrumentista de Orquestra (percussão), sob orientação do professor Richard Buckley e do professor Jean-François Lézé.

 

Estudou, ainda, com a professora Elizabeth Davis, tendo participado em alguns Master Classes com Nicolas Martanciow e Pedro Carneiro, entre outros.

 

Trabalha, com regularidade, repertório orquestral a convite de várias orquestras portuguesas. Colabora frequentemente com a Orquestra Sinfónica Portuguesa e a Orquestra Gulbenkian.

Pertence, desde 1997, aos quadros da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, onde ocupa o lugar de percussionista coordenador de naipe.

 

Foi aprovado, em Janeiro do ano 2000, no concurso público para o lugar de percussionista (solista B) na Orquestra Nacional do Porto.

 

Em Abril de 2005 foi vencedor, em concurso público, do lugar de coordenador de naipe de Tímpanos/Percussão (solista A) da Orquestra Metropolitana de Lisboa.

 

Frequentou Master Classes de direcção com os Maestros Jo Conjaerts e Jean-Sébastien Béreau.

Frequentou, entre 2007 e 2009, o Mestrado em Direcção de Orquestra de Sopros no Instituto Piaget de Almada com os Maestros Jean-Sébastien Béreau, Alberto Roque, André Granjo, Délio Gonçalves, Félix Hauswirth, José Brito, Jo Conjaerts e Mitchel Fenell.

 

Terminou a sua prova prática de Direcção de Orquestra em Março de 2010 sob orientação do maestro Jean Sebastien Béreau, tendo dirigido a Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana.

 

Leccionou a disciplina de Percussão no Conservatório Nacional de Lisboa, na Academia de Música de Alcobaça, Orfeão de Leiria, Escola e Conservatório de Música da Metropolitana, “ETIC” - Escola técnica de imagem e comunicação e no Conservatório Regional de Setúbal. Actualmente lecciona Percussão na especialidade Tímpanos e excertos de Orquestra na escola Profissional da Metropolitana. Lecciona ainda, no Conservatório Nacional Conjuntos Instrumentais; Música de Câmara, Orquestra do Conservatório Nacional, Brass Band, Orquestra Jovem de Sopros do Conservatório Nacional, Orquestra de Sopros do Conservatório Nacional.

 

Desde Janeiro de 2011 é Maestro da Banda Sociedade de Instrução Musical de Porto Salvo.